Um projeto especial, assim Francis Lopes lança mais um cd voltado para as vaquejadas. O cd é o 20º da carreira do forrozeiro piauiense, e para contemplar este trabalho primoroso, convidou 12 amigos convidados para compor o novo álbum.
Composto por 20 faixas sendo 19 inéditas, Francis Lopes retrata o melhor da vaquejada como na faixa “O Vaqueiro e a Rosa” onde faz um dueto singular com o cantor Sirano. Seu próximo amigo convidado é Buscapé vocalista da banda Arreio de Ouro, que interpreta com Francis a música “Vaqueiro afamado”.
A vaquejada mistura com a embolada e nada melhor para fazer esta fusão do que os reis da embolada Caju & Castanha, na canção “Sou nordestino e não nego”. Caninana do Forró, os dos artistas de destaque no nordeste na atualidade abrilhantou a faixa “Nordestino brasileiro”. Os dois grandes nomes do Piauí voltaram a se juntar em mais uma canção, Frank Aguiar e Francis Lopes dão notoriedade a música “Tou estourado”.
Com Marcos Silva, cantor da banda Moleke Doido, Francis Lopes entoa “Cara a cara (Dêrundêrundê). Um verdadeiro clássico de vaquejada essa é grande parceria de Francis Lopes e Amado Edilson com a música “Tião (Cabra sofredor)”. Em “Mulher fingida” Francis Lopes convidou William Silva da Banda 100 Parêa.
“Festa de Cavalgada” Francis Lopes faz dueto com o conterrâneo piauiense Marcelo Dantas. O Garotinho Quente do Forró faz uma dedicatória na música “Parque Nina Alencar” com seu colega Nanan Lima. A única regravação do CD está na música “Caboclo encorajado”, com Francis Lopes e Galego Aboiador.
Além das parcerias Francis Lopes também interpreta algumas faixas solo, como “Vida Sofrida”, “Rei da Vaquejada”, “Eu e meu cavalo branco”, “Eu sou feliz no Piauí”. Em “Comentários sobre o Piauí” exalta as belezas do estado do Piauí, a família Lopes, suas memórias de infância, a vida sofrida da roça.
Como todo álbum cabe o espaço para a música romântica e neste cd Francis reservou a faixa “Sonhando me Apaixonei”. Sua companheira Ketly Divina interpreta solo a música “Mulher de gado”.